sexta-feira, 4 de maio de 2012

DIÁRIO DE BORDO -SEJA


Antes do feriado, fizemos uma visita na escola para nos apresentarmos. Fomos recebidas pela coordenadora da instituição de ensino e alguns alunos curiosos, para levar a carta de apresentação e os documentos precisos para começar o estágio. Fomos informadas que ficaríamos com uma turma de Jovens e Adultas com 15 a 18 alunos. A turma é participativa, e os alunos só faltavam às sextas feiras. Isso mudou um pouco com a nossa chegada.
 
Na primeira semana, depois da Semana Santa, retornamos a escola para o período de observação. Fomos apresentadas à professora regente, que por coincidência já foi colega de classe da faculdade e aos alunos que ficaram surpresos em verem tantas professoras na sala de aula.

Quatro estagiárias em uma sala. Eles nunca iriam esperar que isso acontecesse, entretanto a observação foi participativa, pois o grau de dificuldade dos alunos era grande. Para ajudar a professora, ficamos com dois a três alunos para dar um auxílio extra em suas atividades e com isso conhecer as dificuldades de todos os jovens e adultos e suas necessidades. A professora gostou muito da nossa ajuda, pois o conteúdo era passado, mas poucos tinham uma boa assimilação.

Os alunos começam a chegar às 18h e são recebidos pela tia da cozinha, que pergunta se querem o lanche e serve sempre com um grande sorriso no rosto. Eles podem repetir sempre, pois muitos chegam do trabalho e vão direto para escola, lembrando-se da condição social de cada um, que são pessoas humildes e trabalhadoras. Os funcionários estão sempre de bom humor para atender a todos.
De segunda à quarta, a aula é só com a professora, e dia de quinta tem aula de música e informática. Nessa semana eles só tiveram aula de música. A professora trabalha com a dicção e coordenação motora, só alguns alunos participam, pois muitos não acham interessante a aula. Até a professora achou estranho que duas alunas que nunca tinham freqüentado a aula, frequentou nesse dia. Na sexta tem aula normal, se não tiver AC, mas a freqüência de alunos em sala é muito baixa.
 
Na segunda semana, já conhecíamos todos e fizemos o projeto de acordo com as dificuldades apresentadas, de comum acordo com a professora e a coordenadora da escola. O projeto recebeu o nome de “PROJETO LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS”, que tem como objetivo explicar a importância da leitura para fortalecimento da cidadania.

A aplicação do projeto Leitura e Escrita começou no dia 18 de abril, com previsão para acabar no dia 18 de maio de 2012. A professora regente deu continuação a sua rotina, dividimos a turma em três grupos para ajudá-la, então pudemos trabalhar com seis alunos que têm dificuldades parecidas. Na primeira semana trabalhamos com as vogais, leitura do livro “A casinha pequenina” de Ziraldo, recortes de vogais em revistas e jornais. Percebemos nesse trabalho que alguns não têm segurança em pegar na tesoura e pediram auxilio ao colega ou a professora para finalização do trabalho de recortes que ficou exposto no mural. A atividade foi realizada com nossa orientação e transcorreu naturalmente.

 Explicamos o que é uma parlenda e foi lido a parlenda “BOCA DE FORNO”, que os alunos conheciam, pois na infância cantavam. Pedi para que eles localizassem palavras escritas com a letra “B” e tivemos um pouco de dificuldades, falamos a parlenda e na hora de ler a palavras com B, repetíamos várias vezes e localizávamos com o dedo, até que um dos alunos percebeu e informou. Na hora da atividade para escrever a letra b, alguns tiveram dificuldades, pois tivemos que colocar pontilhados para eles cobrirem.
A reunião do AC, não houve aula nesse dia.
 
Na terceira semana
Começamos a aula perguntando como foi o final de semana. Muitos informaram que trabalharam e o descanso foi pouco, pois tinham que botar alimento na mesa. O conteúdo passado foi a leitura da parlenda “Cala boca já morreu, quem manda na minha boca sou eu”. Eu me controlei para não dar risada, pois eles começaram a olhar um para outro e falar a mesma coisa. Depois que pararam de repetir a parlenda, localizamos a palavras escritas com c. Antes foi apresentada a letra, depois escreveram e as dificuldades foram as mesmas.

Trabalhamos também com palavras chaves. Os alunos participaram de forma prazerosa, pois levantamos os conhecimentos prévios sobre a palavra “Cidadania”. Foi um diálogo bom e prazeroso e depois trabalhamos com o alfabeto móvel, que um deles chamou de dominó, para formar a palavra cidadania. Cada vez que um formava, eles vibravam de emoção.
Depois, trabalhamos com leitura e memorização com parlendas, falamos sobre o significado de parlenda e a consoante “b”. Solicitei que os alunos localizassem algumas palavras da parlenda escrita com a letra B. Na segunda semana, trabalhamos com palavras chaves, parlendas, trava-lingua e consoantes, principalmente a “B e C", que fizemos o cartaz.

A leitura é sempre coletiva, pois eles não são alfabetizados. O maior desafio é os fazer conhecerem as letras e sílabas. Em termo de frequência, a turma é assídua, mostraram que estão dispostos a aprender e a sala está sempre cheia.
Na quarta semana, sentimos uma grande melhora na turma, pois nós sabemos das dificuldades de cada um. Depois do feriadão, falamos da profissão de cada um, e cada um falou sua profissão e o que quer ser futuramente. Nesse dia recebemos a visita de nossa coordenadora do curso (Marta Alencar), que viu um pouco do trabalho que estávamos fazendo. Os alunos ficaram admirados com ela. Nesse mesmo dia a funcionária da Secult informou que sexta-feira teríamos um passeio que seria surpresa, mas ocorreu um mal entendido e não pudemos ir. Ficaram numa agitação só, queriam saber tudo do passeio. Ela informou o horário da saída e da chegada e que eles iriam gostar muito. Na sexta-feira todos chegaram no horário marcado, no ônibus com direito a sambão e tudo e muita alegria. Quando foram informados para onde iríamos, foi melhor ainda. Foi maravilhoso ver a alegria na hora de todas as apresentações de humor, acrobacia, contorcionismo, ilusionismo, coreografias e das bailarinas do circo Tihany.
Na quinta semana foi algo especial, pois depois de irem ao circo Tihany na sexta, ganharam prêmios. Antes de começar a aula fomos informadas que iria acontecer uma festa na quinta ou sexta-feira para homenagear o dia das mães e que nossa turma iria cantar uma música e teríamos que treinar.

A aula foi a parlenda “A CASINHA DA VOVÓ”, que lemos juntos e depois perguntamos o que acontecia. Foi só diversão, trabalhamos essa parlenda dois dias. Depois foi a parlenda “O GATO COMEU”. Antes de terminar as frases eles já respondiam. 

Na quinta-feira, devido a preparação da festa dos dias das Mães, tivemos  a necessidade  de organizar junto o nosso mural, com ajuda da coordenadora. Os alunos ajudaram a pintar as flores e borboletas e confecção do cartão que teria o nome da mãe deles e as mensagens que cada um tinha para colocar. A mãe de alguns já é falecida, mas o carinho é o mesmo do que se tivesse viva. 

No dia da festa foi show de bola, a escola estava toda arrumada com o mural, com os cartões expostos e o outro ao lado. Todos reunidos com as outras turmas em uma harmonia muito boa. Deus reina em tudo que é belo e bem feito. Tivemos vídeos de mensagens, música em homenagem ao dia e música ao vivo com depoimento marcante de um dos alunos que canta e que está há quatro anos em uma cadeira de rodas. Todos cantaram com ele “Fico assim sem você” e “Como Zaqueu”. Teve sorteio de presentes para as mães e comidas variadas com direito a lembrancinha com Serenata do Amor. Ficamos felizes em poder transformar um pouco a vida dessas pessoas batalhadoras, cada um com sua historia de vida e superação. 
 
Animação foi total, cantamos a música "Como Zaqueu ".
O mural da turma.

 
 Mural confeccionado pela turma.

 

 
 
Na última semana de estágio, começamos com a parlenda “O GALO ACORDOU COM FOME”, tivemos uma leitura coletiva com interpretação, eles a cada dia melhoram seu desempenho, eles brincam, mas, respondem de acordo com a pergunta realizada. Nas aulas seguintes teve a parlenda  “CORRE CUTIA”. 

No dia 16 de maio ocorreu a festa surpresa da estagiária Ana, que teve a participação de todos os alunos, estagiárias, coordenação, direção e funcionários da instituição. Foi muito emocionante.

No dia seguinte cantamos no primeiro horário “Xote ecológico” de Luiz Conzaga, pois a turma irá se apresentar no dia 31 de maio. Como não tínhamos feito a atividade anterior,  devido a festa, fizemos a atividade do dia e a anterior, a parlenda da “ERA UMA BRUXA A MEIA- NOITE” e  um trava língua o “O PATO PEDREIRA”, que gostaram muito.
 
Na sexta feira, devido à chuva e o frio, muitos alunos não frequentaram a instituição, um dos professores não pôde comparecer por motivo justificado à direção, a estagiária Dalva estava doente e a estagiária Ana resolveu unir a turma para não deixar ninguém sem aula.

A aula foi da parlenda “HOJE É DOMINGO PEDE CACHIMBO”. Fizemos uma leitura, mas percebi que eles não leram por já conhecerem. Parei e pedi que um deles viesse à frente para ler para os outros. Ele me informou que sabia, mas a leitura saiu incorreta, devido algumas palavras que falamos. “Pede cachimbo” estava falando “pé de cachimbo”. Expliquei, fizeram atividades e antes de terminar a aula, falaram que gostaram muito dela.


 

2 comentários:

  1. Vocês nem me convidaram para o Karaokê em meninas? RSRSRSRS!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, adorei o seu trabalho. Sou professora aposentada, trabalhava com turmas da EJA 1º segmento. Em 2012 trabalhei com minha turma um Diário de Bordo. Veja a sugestão no meu Blog Art*colar. Abraços com carinho de uma professora aposentada apaixonada pela Educação de Jovens e Adultos. Conceição Gomes

    ResponderExcluir