ASPECTOS A SEREM
OBSERVADOS:
PLANEJAMENTO
- (Este item envolve a análise do plano de aula e sua conseqüente execução)
- Existe coerência entre o proposto no plano de aula e o que foi realizado na prática do (a) professor (a)?
- Os planos são desenvolvidos. De que forma os eixos são trabalhados.
RELAÇÃO PROFESSOR X ALUNO
- A relação desenvolvida em sala de aula apresenta-se de forma harmônica. Justifique
- Como ocorrem às relações interpessoais entre o professor e os alunos? Comente
- Como o professor lida com as diferenças em relação ao ritmo de aprendizagem dos alunos?
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
- A metodologia utilizada em sala de aula contempla atividades interdisciplinares? De que forma
- A mediação desenvolvida pelo (a) professor(a) permite uma aprendizagem significativa?
- Os conteúdos são contextualizados com a realidade sócio-cultural dos alunos?
- A prática pedagógica apresenta-se de forma estimulante e desafiadora?
- As atividades propostas para a turma são, em sua maioria, de natureza individual ou coletiva?
RELAÇÃO ALUNO-ALUNO
- Existe clima de cooperação entre os alunos?
- Os trabalhos em grupo são facilmente desenvolvidos? Justifique
- Como você avalia as relações interpessoais existentes entre os alunos? Comente.
UTILIZAÇÃO DE RECURSOS
- Os recursos são utilizados de forma adequada?
- São apropriados para a os jovens e adultos.
- Os recursos são motivadores e enriquecem o desenvolvimento da aula?
- Os recursos didático-pedagógicos são apropriados para atendimento dos jovens e adultos?
ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DO ALUNO
- Qual a forma de registro de acompanhamento de desenvolvimento do aluno?
- Quais os aspectos considerados para este registro.
- Como os responsáveis acompanham este desenvolvimento? Comente
CONSIDERAÇÕES FINAIS
- Qual o perfil apresentado pelo (a) professor(a) em sua prática pedagógica?
- Que abordagem teórico-metodológica (liberal ou progressista) é expressa no ambiente de aprendizagem observado?
- Quais os pontos considerados positivos na prática pedagógica do (a) professor (a)?
- Quais os pontos considerados negativos na prática pedagógica do (a) professor (a)?
- Que tipos de intervenções pedagógicas apresentam-se necessárias na prática pedagógica observada?
Maravilhosas sugestões.
ResponderExcluirMaravilhosas sugestões.
ResponderExcluir