sábado, 14 de abril de 2012

ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA




ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS:

PLANEJAMENTO
  • (Este item envolve a análise do plano de aula e sua conseqüente execução)
  • Existe coerência entre o proposto no plano de aula e o que foi realizado na prática do (a) professor (a)?
  • Os planos são desenvolvidos. De que forma os eixos são trabalhados.

RELAÇÃO PROFESSOR X ALUNO
  • A relação desenvolvida em sala de aula apresenta-se de forma harmônica. Justifique
  • Como ocorrem às relações interpessoais entre o professor e os alunos? Comente
  • Como o professor lida com as diferenças em relação ao ritmo de aprendizagem dos alunos?


PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
  •  A metodologia utilizada em sala de aula contempla atividades interdisciplinares? De que forma
  • A mediação desenvolvida pelo (a) professor(a) permite uma aprendizagem significativa?
  • Os conteúdos são contextualizados com a realidade sócio-cultural dos alunos?
  •  A prática pedagógica apresenta-se de forma estimulante e desafiadora?
  • As atividades propostas para a turma são, em sua maioria, de natureza individual ou coletiva?

RELAÇÃO ALUNO-ALUNO
  •  Existe clima de cooperação entre os alunos?
  • Os trabalhos em grupo são facilmente desenvolvidos? Justifique
  • Como você avalia as relações interpessoais existentes entre os alunos? Comente.

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS
  • Os recursos são utilizados de forma adequada?
  • São apropriados para a os jovens e adultos.
  • Os recursos são motivadores e enriquecem o desenvolvimento da aula?
  • Os recursos didático-pedagógicos são apropriados para atendimento dos jovens e adultos?

ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DO ALUNO
  •  Qual a forma de registro de acompanhamento de desenvolvimento do aluno?
  • Quais os aspectos considerados para este registro.
  • Como os responsáveis acompanham este desenvolvimento? Comente

CONSIDERAÇÕES FINAIS
  • Qual o perfil apresentado pelo (a) professor(a) em sua prática pedagógica?
  • Que abordagem teórico-metodológica (liberal ou progressista) é expressa no ambiente de aprendizagem observado?
  • Quais os pontos considerados positivos na prática pedagógica do (a) professor (a)?
  • Quais os pontos considerados negativos na prática pedagógica do (a) professor (a)?
  • Que tipos de intervenções pedagógicas apresentam-se necessárias na prática pedagógica observada?

2 comentários: