quinta-feira, 26 de abril de 2012

PROJETO LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS


Projeto aprendizagem:  Leitura e escrita na Educação de Jovens e adultos.
Área de conhecimento: lnterdisciplinar
Duração:20 dias                                 Ano: 2012
Turma: Estágio IV
Professora: Ana Paixão da Cruz e Dalva das Neves;
      Giselda Gomes e Rosangela Amorim.
Empreendimento: Mural Informativo

PROJETO

Trata-se de uma escola de caráter público, com alunos de classe baixa. A turma é composta por números de alunos que variam de (15) quinze a (18) dezoito, o que dificulta a professora, desenvolver um trabalho mais direcionado aos alunos que apresentam maiores dificuldades. Sendo assim, percebemos que grandes números dos jovens e adultos possuem grau de dificuldade bastante acentuado na alfabetização. Com aqueles que serão chamados para o projeto, serão trabalhadas atividades que exploram as dificuldades ma leitura, na escrita e na oralidade para o português, as quais segundo a professora são os maiores problemas apresentados.


1. OBJETIVO GERAL:
Desenvolver nos educandos hábitos da leitura e da escrita para que possa compreender que fazendo com que o mesmo perceba que escrever não depende de dom de palavras.


2. JUSTIFICATIVA:

O projeto propõe integrar o aluno a sociedade através da escrita e leitura, buscando alternativas para trabalhar com os mesmos, de forma que sejam capazes de aprender.
A escolha do assunto deu-se baseado nas dificuldades entrada nas atividades realizadas pela professora regente na escrita e leitura com os alunos adultos, que corresponde às series iniciais. Apresentando algumas sugestões de atividades  que serão desenvolvidas no decorrer das aulas como: alfabeto móvel, parlendas, trava língua, jogos de memória com escrita/desenho entre outros.


3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

3.1-CONCEITUAIS
  • Estimular a prática pela leitura e escrita através de parlendas, travas línguas e alfabeto móvel;
  •  Explicar a importância da leitura para fortalecimento da cidadania;
  • Identificar estratégias utilizadas, a fim de desenvolver nos alunos o hábito de ler;.
  • Analisar as informações contidas nos rótulos.
3.2-PROCEDIMENTAIS
  •  Coletar informações sobre o ambiente que o aluno vive;
  • Trabalhar o alfabeto de forma Individual;
  •  Discutir as formas de escrita. (bastão e cursiva)
3.3-ATITUDINAIS
  •  Dar se conta do prazer pela leitura através de diversas fontes bibliográficas;
  • Perceber a necessidade de adquirir o conhecimento da escrita e leitura;
  • Dar se conta da leitura e escrita, respeitando as possibilidades e limites de cada aluno;
  •  Desenvolver o senso crítico e a criatividade.


4. METODOLOGIA:
  • Rodas de Leitura (modalidades e/ou suportes textuais diversificados: jornais, revistas, bulas, livros adequados ao público adulto, livros de poesia, mensagens, livros ou revistas de receitas, revistas em quadrinhos).
  • Leitura feita pelo professor.
  • Leitura compartilhada.
  • Hora da notícia: leitura de jornal. (Confecção de jornal-mural semanal)
  • Atividades xerocadas do alfabeto.
  • Atividades de escrita.

5. AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada a partir da observação, do interesse, participação e exposição dos trabalhos realizados pelos alunos.

6. SITUAÇÃO COMUNICATIVA:
 Alunos, comunidade escolar, comunidade em geral.

7.  MATERIAS QUE SERÃO UTILIZADOS:
Livros, revistas, lápis, cola, papel metro, tesoura, pincel, tinta, régua, cartolina, papel de oficio e etc.

8. DESENVOLVIMENTO DO PROJETO:
  • Roda para conversar sobre a importância da leitura e da escrita para nossa vida.
  • Coleção do Ziraldo;
  • Seleção de rótulos de produtos para leitura, trava língua e parlendas;
  • Elaborar cartazes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário