terça-feira, 27 de novembro de 2012

A MÚSICA NA EDUCAÇÃO


A MÚSICA NA EDUCAÇÃO
Adriana Barros
Curso de Pedagogia 3° semestre

Ana Paixão
Curso de Pedagogia 3° semestre

Faculdade Montessoriano de Salvador-Fama


Resumo

Este artigo trata de questões que relacionam a música ao desenvolvimento da criança, abarcando não apenas o aspecto cognitivo, mas também os aspectos afetivos e sociais da criança. Apresentar a música e a musicalização como elementos contribuintes para o desenvolvimento da inteligência e a integração do ser. Explica como a musicalização pode contribuir para a aprendizagem e analisa o papel da música na educação. Aborda o papel da música na creche e a sua interação desde cedo.
Palavras-chave: música; importância: desenvolvimento infantil; creche.
Abstract

This article deals with questions that relate music to the development of the child, accumulating of stocks not only the cognitivo aspect, but also the affective and social aspects of the child. To present music and the musicalização as contributing elements for the development of intelligence and the integration of the being. It explains as the musicalização can contribute for the learning and analyzes the paper of music in the education. It approaches the paper of music in the day-care center and its interaction since early.

Word-key: music; importance: infantile development; day-care center.

INTRODUÇÃO

Este presente artigo aborda a música e o desenvolvimento da criança no que diz respeito ao aprendizado intelectual. É uma tendência natural em uma civilização tão competitiva e tecnicista. Em função disso, muito se tem falado a respeito do papel da música na melhoria do rendimento acadêmico de estudantes.

O artigo fala da importância da musicalização na Educação Infantil do seu papel como facilitadora no processo de aprendizagem, sua utilidade como instrumento para tornar a escola um lugar mais alegre e receptivo, e também sobre a ampliação do conhecimento musical do aluno, afinal a música é um bem cultural e seu conhecimento não deve ser privilégio de poucos.

Aborda a questão da harmonia na educação, do desenvolvimento da criança, através da pratica musical, a contribuição no desenvolvimento dos aspectos individuais e a importância do ambiente sonoro.

Contudo devemos fazer uma ressalva sobre a música na creche que juntamente com a linguagem musical proporciona a interação de acordo com o ambiente sonoro cultural e seus benefícios com as crianças. Que busca estimular a educação, o desenvolvimento e traz equilíbrio e felicidade para as crianças. O cuidado ao escolher as canções para as crianças e a importância de ter um repertório variado.
A MÚSICA E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

O processo de crescimento de uma criança está além apenas de seus aspectos físicos ou intelectuais. É importante fazer uma ressalva que toda criança está imersa em um caldo cultural, que é formado não só pela família, mas também por todo grupo social no qual ela cresce. Nesse sentido, a forma como a música influencia o desenvolvimento de uma criança.

A música foi feita para ser apreciada, mesmo sem tocar um instrumento, mas simplesmente ouvi - lá com atenção, os estímulos cerebrais também são bastante intensos. Por ser de caráter relaxante, pode estimular a absorção de informação, isto é, a aprendizagem.

No Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, do MEC aborda que: “O balbucio e o ato de cantarolar dos bebês têm sido objetos de pesquisas que apresentam dados importantes sobre a complexidade das linhas melódicas cantaroladas até os dois anos de idade, aproximadamente. Procuram imitar o que ouvem e também inventar linhas melódicas ou ruídos, explorando possibilidades vocais, da mesma forma com interagem com os objetos e brinquedos sonoros disponíveis, estabelecendo, desde então, um jogo caracterizado pelo exercício sensorial e motor com esses materiais.”. (p.51)

Um bebê no colo, junto ao peito, o deixa mais calmo, nessa posição ele sente as batidas do coração de quem está segurando. Além disso, a eficácia das canções de ninar é a prova que a música e afeto se unem em uma mágica alquimia para a criança. Nossas melhores lembranças de situação de acolhimento e carinho dizem respeito ás nossas memórias musicais.

A linguagem musical tem sido apontada como uma das áreas de conhecimentos mais importantes a serem trabalhadas na Educação Infantil, ao lado da linguagem oral e escritas, do movimento, das artes virtuais, da matemática e das ciências humanas e naturais.

A música também traz efeitos muito significativos no campo da maturação social da criança. É por meio do repertório musical que nos iniciamos como membros de determinado grupo social. A música também e importante do ponto de vista da maturação individual, isto é, do aprendizado das regras sociais por parte da criança. As cantigas e muitas outras que nos foram transmitidas oralmente, através de inúmeras gerações, são formas inteligentes que a sabedoria humana inventou para nos prepararmos para a vida adulta.


A IMPORTÂNCIA DA MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Segundo Bréscia “a musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, auto-disciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação”.

A música contribui para tornar o ambiente escolar mais alegre e favorável à aprendizagem, afinal “propiciar uma alegria que seja vivida no presente é a dimensão essencial da pedagogia, e é preciso que os esforços dos alunos sejam estimulados, compensados e recompensados por uma alegria que possa ser vivida no momento presente” (SNYDERS, 1994, p.14).

Além de proporcionar uma atmosfera mais receptiva à chegada dos alunos, a música é um recurso no aprendizado, para isso é necessário que o educador selecione músicas que falem do conteúdo a ser trabalhado em sua área, isso vai tornar a aula dinâmica, atrativa, e vai ajudar a recordar as informações.

O desafio de ensinar música na pré-escola está em transmitir noções básicas de ritmo e harmonia sem ser monótono ou mecânico. Então, é preciso que o repertório e o material a ser utilizado sejam compatíveis com a realidade da criança, por isso, as músicas devem ser adequadas a sua faixa etária e que possam estimulá-la no aprendizado musical, pois as crianças sofrem forte influência da mídia e querem aprender música que toca na novela ou pagode que está tocando nas rádios de qualidade questionável.

Portanto, a tarefa do educador não é negar tal experiência, mas incentivar a criança a conhecer novos estilos e um padrão mais elaborado de musica. Por seu poder criador e libertador, a música tornou-se um poderoso recurso a ser utilizado na pré-escola, pois, representa uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para o ser humano. Ela integra, alegra, emociona e comunica.

HARMONIA NA EDUCAÇÃO

A música é uma grande ferramenta de expressão e propicia a socialização, além de contribuir para o desenvolvimento dos aspectos individuais da criança, como coordenação motora, concentração, raciocínio, autodisciplina, auto-estima, principalmente no caso de crianças especiais.

A música está sempre presente na vida das pessoas, de uma forma ou de outra, sempre esteve presente nas sociedades, desde as mais primitivas até as atuais. Antes mesmo de nascer, ainda no útero da mãe, a criança já demonstra sensibilidade ao ambiente sonoro e responde a isso por meio de movimentos corporais. Portanto, o ambiente sonoro com músicas diferentes faz com que bebês e crianças iniciem seu processo de musicalização e podem provocar diferentes reações como torná-los atentos, tranqüilos ou agitados.

Trabalhar com a música na Educação é antes de tudo um fazer artístico, é mexer com a sensibilidade humana. Pois esse tipo de trabalho tanto ajuda a melhorar a sensibilidade das crianças quanto a sua capacidade de concentração e a memória, trazendo benefícios ao processo de alfabetização e ao raciocínio matemático. Suponhamos que dos três aos seis anos é a hora certa de encher esses ouvidos de harmonia. Não é para formar músicos que a iniciação musical vem ganhando espaço nas pré-escolas, sendo incluídas até no Referencial Curricular Nacional. A prática musical proporciona o desenvolvimento da criança pela expressão das emoções, pelo desenvolvimento do raciocínio. Segundo Ana Lobo (2004) “Em todo trabalho musical grupal aprendemos muito sobre respeito ao tempo do outro; aprendemos a esperar o momento certo para entrar, aprendemos a ouvir, aprendemos a trabalhar em grupo. Penso que são elementos essenciais para quem vive em sociedade. Sem dúvida, o aprendizado musical influencia positivamente no que diz respeito à cidadania”.


A MÚSICA NA CRECHE

Segundo Delisa (1992) A creche é uma instituição que tem por objetivo não só o cuidado das crianças, mas também a educação e o desenvolvimento das mesmas. Dessa maneira os profissionais da creche devem buscar meios para estimular a educação e o desenvolvimento adequado dessas crianças. As músicas infantis, além de promover um ambiente agradável e bem-estar das crianças, pode ser um instrumento interessante nessa busca ao melhorar a capacidade de socialização, autoconfiança e auto-estima.

A música representa uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para a criança (ANDRADE, 2000). Assim, na Educação Infantil, os fatos musicais devem induzir ações, comportamentos motores e gestuais (ritmos marcados caminhando, batidos com as mãos, e até mesmo falados) (DELISA, 1992), inseparáveis da educação perceptiva propriamente dita. Até o primeiro ano de vida, as janelas escancaradas são as dos sentidos.
Portanto, a interação da criança com a música se inicia logo cedo. É interessante observar o reconhecimento dos bebês ao ouvir a voz da mãe, o barulho do pai chegando do trabalho, das cantigas de ninar, o barulho dos objetos, sons que despertam na criança a curiosidade, a alegria e o entusiasmo. Assim, podemos afirmar que a linguagem musical surge espontaneamente na criança por meio do contato com o ambiente sonoro da cultura na qual está imersa.
Segundo Ferreira (2003) Quando um educador seleciona algumas canções para trabalhar com as crianças, é importante que ele ofereça a elas um repertório variado, pois cada região do Brasil tem suas músicas típicas, que foram influenciadas pelas várias culturas que compõem o nosso país. Temos uma diversidade enorme de instrumentos e ritmos. Apresentado às crianças essa riqueza musical, estamos despertando nelas respeito pelos colegas de outras regiões e curiosidade de novo.
A música ainda beneficia o desenvolvimento da fala, através das músicas infantis onde se trabalha sílabas rimadas e repetitivas, fazendo com que a criança entenda o significado das palavras através dos gestos que se fazem ao cantar. Portanto, a Educação Musical acelera a alfabetização, além de aumentar o poder de concentração para a criança.


CONSIDERAÇÕES FINAIS
Evidenciou-se através deste estudo que as diversas áreas do conhecimento podem ser estimuladas com a prática da musicalização. Ao atender diferentes aspectos do desenvolvimento humano: físico, mental, social, emocional e espiritual, a música pode ser considerada um agente facilitador do processo educacional. Nesse sentido faz-se necessária a sensibilização dos educadores para despertar a conscientização quanto às possibilidades da música para favorecer o bem-estar e o crescimento das potencialidades das crianças, pois ela fala diretamente ao corpo, à mente e às emoções.
A presença da música na educação auxilia a percepção, estimula a memória e a inteligência, relacionando-se ainda com habilidades lingüísticas e lógico-matemáticas ao desenvolver procedimentos que ajudam o educando a se reconhecer e a se orientar melhor no mundo.
As atividades de musicalização também favorecem a inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais. Pelo seu caráter lúdico e de livre expressão, não apresentam pressões nem cobranças de resultados, são uma forma de aliviar e relaxar a criança, auxiliando na desinibição, contribuindo para o envolvimento social, despertando noções de respeito e consideração pelo outro, e abrindo espaço para outras aprendizagens.


Referências

ANDRADE, B.B.; PIMENTA, A.L.D. Musicoterapia: um caminho. Belo Horizonte. 2000.
BRÉSCIA, Vera Lúcia Pessagno. Educação Musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.
DELISA, J.A. Medicina de reabilitação: princípios e prática. São Paulo: Manole, 1992.

FERREIRA, Maria Clotilde Rossetti. Os fazeres na Educação Infantil/ Organizadores. 6 ed. São Paulo. Cortez, 2003. p.109-110

LOBO,Ana Lúcia. Músicos do bem.Páginas Abertas, São Paulo, nº20,2004 p.33-34.

LOPEZ, A.L.L. A Influência das Músicas Infantis no Desenvolvimento Psicomotor da Criança. In: Revista Brasileira de Musicoterapia. 1998. v. 4, p. 5.

SNYDERS, Georges. A escola pode ensinar as alegrias da música? 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994.

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